Sobre o site/FAQ - Nova Gramática On-line

 1. O que é a Nova Gramática On-line?

A Nova Gramática On-line é uma plataforma digital dedicada ao estudo, consulta e difusão da Língua Portuguesa em sua modalidade padrão. Nosso objetivo é transformar a complexidade das normas gramaticais em um conteúdo acessível, organizado e prático para estudantes, professores, concurseiros e demais interessados no estudo da norma-padrão.

 2. O conteúdo é gratuito? 

Sim. Todo o acervo publicado no site é gratuito e livre para consulta e compartilhamento, desde que mantida a finalidade não comercial e atribuídos os devidos créditos ao autor. 
 
E para quem busca um estudo ainda mais completo, oferecemos, para venda, a versão do site em e-book (Nova Gramática Digital), que traz tópicos de aprofundamento e listas extras de exercícios. Atualmente, o Volume I já está disponível e o Volume II está em fase de produção.
 
 3. Sou professor(a) e gostaria de usar o material do site em minhas aulas particulares. 
 
Com certeza! Ficamos honrados em servir de apoio pedagógico. Você pode utilizar o conteúdo em suas aulas particulares ou em sala de aula, pois entendemos que sua remuneração advém da sua mediação, explicação e personalização do ensino e não da venda do conteúdo em si. 
 
Solicitamos apenas que, por questões éticas e profissionais, a fonte (Nova Gramática On-line) seja sempre informada ao aluno. O uso de materiais de terceiros sem a devida identificação de autoria não é recomendado e desvaloriza o trabalho de produção intelectual.
 
 4. O site aborda somente a norma-padrão ou também trata de questões linguísticas contemporâneas? 
 
Nosso site foi criado, especificamente, para quem deseja estudar a variante padrão da língua portuguesa de forma simples e descomplicada, tendo como base o cânone dos autores de referência do português padrão (Bechara, Rocha Lima, Celso Cunha, Cegalla, entre outros). 
 
Para reflexões linguísticas e estudo descritivo da língua (como o estudo da oralidade e da variante coloquial brasileira, por exemplo), recomendamos as obras dos autores de referência da área (Mário Perini, Ataliba Castilho, Maria Helena de Moura Neves, entre outros).
 
Nota do autor: é necessário ressaltar que os sites educacionais têm natureza complementar e que nada substitui o trabalho do professor em sala de aula

 
 5. Por que "Nova" Gramática On-line se vocês abordam a norma-padrão tradicional? 
 
Quando a Nova Gramática On-line foi lançada (em 2014), todo o seu conteúdo já estava atualizado com o Novo Acordo Ortográfico (que viria a se tornar obrigatório dois anos depois, em 2016). Portanto, o termo "nova" se referia não apenas a mais um site de gramática lançado na internet, mas também à adoção integral do Novo Acordo Ortográfico.
 
E hoje, mais de 10 anos depois, estamos passando por uma ampla reformulação para que a nossa Nova Gramática On-line fique nova de novo. O caminho é longo, há muito o que fazer, mas chegaremos lá. 
 
 
 6. Quais as fontes da Nova Gramática On-line? 
 
Utilizamos, como fontes, diversos autores de referência do português padrão: Evanildo Bechara, Celso Cunha, Rocha Lima, Domingos Paschoal Cegalla, Napoleão Mendes de Almeida, entre muitos outros. Acesse a lista completa na página Referências Bibliográficas
 
7. Como devo citar o site em trabalhos acadêmicos? 
 
  Siga o exemplo:
 
FIGUEREDO, Vinícius Souza. O que é fonema?. Nova Gramática On-line [s.d.]. Disponível em: https://www.novagramaticaonline.com/2014/12/gramatica-online-fonologia-parte-1.html. Acesso em: 15 fev. 2026.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário