O que é substantivo? Definição e classificação

substantivo

Olá! Esta é a segunda aula do Módulo II – Classes Gramaticais. E hoje nós vamos iniciar o conteúdo de substantivos. O nosso objetivo é entender o que é substantivo e como ele é classificado. Vamos lá!



  Substantivo (definição)  
 
 É a classe das palavras que funcionam como nomes para tudo o que existe (no mundo real ou imaginário): nomes de pessoas, lugares, objetos, sentimentos, fenômenos e tudo o mais. Qualquer palavra que foi inventada para servir de nome para alguma coisa ou alguém é classificada como substantivo.
 
Caneta é substantivo, pois é o nome de um objeto usado para escrever. 
Tristeza é substantivo, pois é o nome de um sentimento. 
Relâmpago é substantivo, pois é o nome que damos para um fenômeno elétrico.
Ronaldo é substantivo, pois é o nome de uma pessoa. 
Flamengo é substantivo, pois é nome de bairro, praia e time de futebol.  
 
E assim por diante...
 
  Substantivo (classificação)    
 

Veja, pelos exemplos acima, que os substantivos podem indicar o nome de muitas coisas diferentes: "caneta" (objeto), "tristeza" (sentimento), "relâmpago" (fenômeno natural), "Ronaldo" (nome de gente) e "Flamengo" (nome de lugar). Por causa disso, existem vários tipos de substantivos, que podem ser classificados da seguinte forma:  
 
 1  substantivo próprio ou comum;
 2  substantivo abstrato ou concreto; 
 3  substantivo composto ou simples;
 4  substantivo primitivo ou derivado
 
Além disso, o substantivo também pode ser classificado como coletivo
 
Vamos ver, agora, cada caso.
 

    substantivos próprios x substantivos comuns  

Substantivo Próprio: é aquele que nomeia algo único ou individual, sendo escrito com letra maiúscula, como nomes de pessoas, lugares, obras (livros, filmes, músicas...) etc. Portanto, "Dinamarca" é um substantivo próprio, já que nomeia um país em particular. "Avatar" é substantivo próprio, pois se refere ao nome de um filme específico.
Outros exemplos de substantivos próprios: Inglaterra, Volkswagen, Teresa, Botafogo, Curitiba...

Substantivo Comum: é aquele que nomeia seres de forma genérica, referindo-se a qualquer membro de uma classe. É escrito com letra minúscula. 
Exemplos de substantivos comuns: lápis, mesa, computador, geladeira, cachorro, ônibus, cidade, livro, filme, cenoura...

Dúvida: é  possível o mesmo substantivo ser próprio ou comum ao mesmo tempo?
 
Resposta: depende do contexto (ou seja: depende da situação).
 
Se eu digo que gosto de alface, a palavra "alface" é um substantivo comum. Mas se eu resolvo chamar o meu cachorro de Alface, aí Alface (o cachorro) é um substantivo próprio, escrito com letra maiúscula, já que virou o nome próprio de um ser específico. 
 
"Eu adoro colocar alface na salada" 
(substantivo comum)
 
"Meu cachorro se chama Alface
(substantivo próprio)
 
"Encontrei uma barra de ferro no chão" 
(substantivo comum) 
 
"Ele mora na Barra
(substantivo próprio) 
 
"Ficou sujo de terra"
(substantivo comum)
 
"O astronauta voltou para a Terra"
(substantivo próprio) 
 
 
 Isso apenas comprova que o contexto é muito importante para a análise das classes gramaticais. 



  substantivos abstratos x substantivos concretos  

 Substantivo Abstrato: de modo geral, os substantivos abstratos são aqueles que designam sentimentos ("amor", "ódio", "tristeza"), virtudes e valores ("justiça", "paz", "esperança", "fé", "ética"), qualidade e defeitos ("beleza", "feiura", "riqueza", "pobreza", "miséria"), sensações ("fome", "sede", "calor") e ações (“o canto”, que é a ação de cantar; “a venda”, que é a ação de vender, etc).

Substantivo Concreto: usado para designar seres de existência própria (ou seja: que não dependem de outros seres para existir), podendo fazer parte do mundo real ou não (incluindo seres sobrenaturais).
Exemplos: pedra, carro, rua, relâmpago, cadeira, anjo, fantasma, Deus, fada, gnomo, Papai Noel
 
Logicamente, se um substantivo não for concreto, ele será abstrato e vice-versa. Assim, em termos práticos, se um substantivo designar sentimentos, virtudes, valores, qualidades, defeitos, sensações ou ações, então será substantivo abstrato. Caso contrário, será concreto. Essa é a forma mais prática de saber a classificação do substantivo.

 
  substantivos compostos x substantivos abstratos  
 

Substantivo Composto: é formado por dois ou mais radicais.
Exemplos: pé de moleque (pé + moleque), couve-flor (couve + flor), girassol (gira + sol). 
 
Observação: note que o substantivo composto pode ser uma única palavra ("girassol"), pode ser separado por hífen ("couve-flor) ou pode não ter hífen (pé de moleque). Tudo é possível!

Substantivo Simples: é formado por apenas um radical. 
Exemplo: moleque, pé, flor, sol. 
  
Dúvida: o que é radical?
 
Resposta: é o elemento básico, dentro da palavra, que guarda o seu significado e origem. A partir do radical, podemos criar várias palavras associadas a um mesmo significado. Por exemplo: as palavras "pedra", "pedreiro" e "pedregulho" têm o mesmo radical "pedr". Todas têm a mesma origem. Mas não se preocupe, pois isso será estudado no conteúdo de Estrutura e Formação de palavras. 


  substantivos derivados x substantivos primitivos  
 
Substantivo Derivado: é aquele que é criado (derivado) a partir de outra palavra. 
Exemplos: livraria (vem de “livro”), ferreiro (vem de “ferro”), pedregulho (vem de "pedra").

Substantivo Primitivo: é aquele que está em sua forma mais primitiva, ou seja: não se originou de outra palavra da língua portuguesa, mas sim da língua originária (latim, grego, tupi etc).
Exemplos: ferro (vem do latim "ferrum");  livro (vem do latim "liber"). 
 
E, por fim, para concluir a classificação dos substantivos, temos os coletivos:

 
Substantivo Coletivo: é o substantivo que representa um grupo, uma coletividade. A palavra “esquadra”, por exemplo, quando usada na Marinha, é um substantivo que representa um grupo de navios (esquadra naval). Portanto, “esquadra” é um substantivo coletivo de navios. 
 
Outros exemplos: atlas (coletivo de mapas), arquipélago (coletivo de ilhas), constelação (coletivo de estrelas), alcateia (coletivo de lobos), matilha (coletivo de cães), turma (coletivo de estudantes), colmeia (coletivo de abelhas), rebanho (coletivo de bois ou de ovelhas). 

 Observação: veja que um mesmo substantivo pode ter várias classificações ao mesmo tempo. O substantivo “livro”, por exemplo, pode ser classificado como substantivo comum, pois nomeia um objeto de forma genérica; também pode ser substantivo "simples", pois é uma palavra formada por apenas um radical ("livr"); também pode ser substantivo "primitivo", pois não se originou de nenhuma outra palavra da língua portuguesa; também pode ser substantivo "concreto", já que não se trata de emoção, ação, qualidade ou valor. 
 
Ou seja: "livro" pode ser substantivo comum, simples, primitivo e concreto, tudo ao mesmo tempo, já que cada uma dessas classificações utiliza diferentes critérios.
 
   Substantivo (flexão)  

Flexão: é o modo que uma palavra pode se flexionar, ou seja, se transformar em outras palavras. E os substantivos podem se flexionar quanto ao gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e grau (aumentativo ou diminutivo).

Exemplos: o substantivo “menino” é uma palavra masculina e pode se flexionar para o feminino, se transformando no substantivo “menina”. Além disso, a palavra “menino” está no singular e pode se flexionar para o plural, virando “meninos”. A palavra “menino” também pode aumentar de grau para “meninão” ou diminuir de grau para “menininho”. Ou seja: um substantivo pode se transformar em outros substantivos de acordo com cada tipo de flexão e isso será estudado com mais detalhes nas próximas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário