Gramática Online: Classes Gramaticais – Preposição


Seu objetivo: Entender o que são preposições.

Para entender preposições e conjunções você precisa entender alguns conceitos básicos de Sintaxe (sujeito, verbo, complemento).

Preposição: é a palavra que liga os termos que estão dentro de uma oração.

Conjunção: é a palavra que liga orações entre si.

Exemplo: “Eu gosto de brócolis”. A palavra “de” é uma preposição que liga o verbo “gosto” ao substantivo “brócolis”.

Preposições Essenciais: são as palavras que só atuam como preposições. Exemplos: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, por, para, sem, sob, sobre, trás.

Preposições Acidentais: são palavras de outras classes gramaticais que podem funcionar como preposições. Exemplos: durante, salvo, segundo, como, senão, exceto, fora, visto.

Locuções Prepositivas: duas ou mais palavras que funcionam como uma preposição. Exemplos: acerca de, acima de, em cima de, por cima de, por trás de, embaixo de, em frente a, ao lado de, a respeito de, graças a, perto de, por causa de.

Regência Verbal: alguns verbos exigem preposições para se ligarem a outras palavras. Exemplo: “Eu gosto de laranja”. O verbo “gostar” exige a preposição “de” para ligá-lo a outra palavra. Não posso falar “eu gosto laranja”.

Combinação: as preposições podem se juntar com outras classes gramaticais. A preposição “a” pode, por exemplo, se combinar com o artigo “o”, formando “ao”. Exemplo: “Vou a + o teatro = vou ao teatro”.

Contração: ocorre quando uma preposição, ao se juntar com outra palavra, acaba se alterando. Exemplo: “gosto de + a laranja = gosto da laranja”. A união da preposição “de” com o artigo “a” alterou a preposição “de” para “da” (a letra “e” sumiu, dando lugar para a letra “a”).

Antes que você pergunte: a crase é a união de uma preposição “a” com o artigo “a” e essa união é representada pelo acento grave (à). Isso também pode acontecer entre a preposição “a” e pronomes demonstrativos (àquele, àquela). 

Próximo assunto: Conjunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário