Gramática On-line: Análise Sintática (parte 3) – Vozes Verbais



Seu objetivo: aprender a trabalhar com uma oração em suas diferentes vozes.

Vozes Verbais: é a forma com que o verbo se relaciona ao seu sujeito. A oração pode estar em três vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva, sendo que a reflexiva também pode se transformar na voz reflexiva recíproca.

Voz Ativa: ocorre quando o sujeito pratica ativamente a ação expressa pelo verbo.

Exemplo: “João fez o trabalho de matemática”. O sujeito (eu) realiza a ação de fazer o trabalho de matemática.

Voz Passiva: ocorre quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo.

Exemplo: “O trabalho foi feito por João”. Dessa vez, o sujeito é “o trabalho” e ele recebe a ação expressa pelo verbo (“foi feito”). A expressão “por João” é chamada de “agente da passiva”, porque João se transforma no sujeito se a oração passar para a voz ativa (“João fez o trabalho”).

A voz passiva será do tipo analítica se ela não usar o pronome “se”. Exemplo: “casas estão sendo vendidas”.
A voz passiva será do tipo sintética se ela usar o pronome “se”. Exemplo: “vendem-se casas” ou “casas se vendem”. Nesse caso, o pronome “se” é chamado de pronome apassivador.

Observação: não confunda pronome apassivador com o índice de indeterminação do sujeito. O pronome apassivador ocorre quando o verbo está empregado na terceira pessoa do plural (vendem-se casas), enquanto que o índice de indeterminação do sujeito ocorre quando o verbo está empregado na terceira pessoa do singular (vende-se casas). No primeiro caso (vendem-se casas), o sujeito é “casas” e ele está na voz passiva (é sujeito paciente). No segundo caso (vende-se casas), o sujeito é indeterminado (como você viu aqui, nos tipos de sujeitos).  
                                                                                                                                
Voz Reflexiva: ocorre quando o sujeito pratica e recebe a ação ao mesmo tempo, ou seja: o sujeito faz algo para ele mesmo.

Exemplo: Paulo se machucou com a faca. Nesse caso, Paulo é o sujeito e ele faz a ação de machucar e recebe essa ação, sendo machucado por ele mesmo.

Voz Reflexiva Recíproca: ocorre quando algo ou alguém realiza e recebe a ação um para o outro, de modo recíproco.


Exemplo: "Paulo e Letícia se casaram". Nesse caso, Paulo se casa com Letícia e Letícia se casa com Paulo, ou seja: o casamento é algo recíproco (um se casa com o outro). 

Próximo assuntoObjeto e Transitividade Verbal
Assunto anteriorSujeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário