Gramática On-line: Classes Gramaticais – Substantivo (Parte 1): Classificação dos Substantivos




Seu objetivo: Entender o que é substantivo e como ele pode ser classificado. 

Substantivo: é a palavra que nomeia os seres. É a palavra que dá nome para tudo o que existe ou não no mundo real.

Classificação dos Substantivos: os substantivos podem ser classificados em: próprio ou comum, abstrato ou concreto, composto ou simples, primitivo ou derivado. Além desses, o substantivo também pode ser classificado como coletivo.

Substantivo Próprio: é aquele que nomeia algo único (individual) e é escrito com letra maiúscula. Exemplo: Inglaterra, Avenida Brasil, Palácio do Planalto, Monalisa, Titanic, Primeira Guerra Mundial, Código da Vinci, João, etc.

Substantivo Comum: é aquele que nomeia algo que não é único (é geral) e é escrito com letra minúscula. Exemplos: lápis, mesa, computador, geladeira, cachorro, ônibus, cidade, livro, etc.

Substantivo Abstrato: é aquele que depende de outros seres para existir. Por exemplo, o substantivo “fome” só existe se alguém sentir fome; o substantivo “tristeza” só existe se alguém sentir tristeza.
De um modo geral, os substantivos abstratos englobam: os sentimentos (amor, ódio, tristeza), as virtudes e qualidades (justiça, paz, bondade, fé), sensações (fome, sede, calor), verbos substantivados (“o canto”, do verbo cantar; “a venda”, do verbo vender, etc).

Substantivo Concreto: é aquele que depende por si só (não depende de outros seres) e pode fazer parte do mundo real ou não (pode ser fictício). Exemplos: pedra, carro, rua, Deus, fada, gnomo, Papai Noel.

Substantivo Composto: é formado por dois ou mais radicais. Exemplos: pé de moleque, couve-flor, girassol.

Substantivo Simples: é formado por apenas um radical. Exemplo: moleque, pé, flor, sol.

Substantivo Derivado: é aquele que é criado (derivado) a partir de outra palavra. Exemplos: livraria (vem de “livro”), ferreiro (vem de “ferro”).

Substantivo Primitivo: é aquele que está em sua forma mais primitiva (sem afixos) e que pode originar novas palavras (derivadas). Exemplos: ferro (dele aparece “ferreiro”, “ferrugem”), livro (dele aparece  “livreiro”, “livraria”, “livrinho”).

Substantivo Coletivo: é o substantivo que representa um grupo, uma coletividade. Exemplo: “esquadra” é um substantivo que representa um grupo de navios. Portanto, “esquadra” é um substantivo coletivo de navios. Outros exemplos: atlas (coletivo de mapas), arquipélago (coletivo de ilhas), constelação (coletivo de estrelas).

 Observação: veja que um mesmo substantivo pode ter várias classificações ao mesmo tempo. O substantivo “livro”, por exemplo, pode ser classificado como: comum, concreto, simples e primitivo.

Flexão: é o modo que uma palavra pode se flexionar, ou seja, se transformar em outra palavra.  Os substantivos se flexionam quanto ao gênero, número e grau (vou explicar ainda).

Exemplo: o substantivo “menino” é uma palavra masculina e pode se flexionar (variar, mudar) para o feminino, se transformando no substantivo “menina”. Além disso, a palavra “menino” está no singular e pode se flexionar (variar) para o plural, virando “meninos”. A palavra “menino” também pode aumentar de grau para “meninão” ou diminuir de grau para “menininho”. Ou seja: um substantivo pode se transformar em outros substantivos. Veremos mais detalhes sobre as flexões nos próximos artigos.


Você viu que os substantivos podem ser classificados em: coletivo, próprio ou comum, abstrato ou concreto, composto ou simples, primitivo ou derivado. Você também viu o que significa flexão


5 comentários: