Gramática On-line: Classes Gramaticais – Verbo (Parte 2): Modo Indicativo



Seu objetivo: Entender a conjugação dos verbos no Modo Indicativo.  

Vimos na parte anterior que para cada pessoa (eu, tu, ele, nós, vós, eles) de cada tempo (pretérito, presente, futuro) de cada modo (indicativo, subjuntivo, imperativo) um verbo pode ser escrito de um jeito. Isso significa que os verbos podem ser escritos de dezenas de maneiras diferentes, mas eles seguem um padrão. Hoje nós vamos falar do padrão de conjugação do Modo Indicativo.

No Modo Indicativo, os verbos podem ser conjugados em seis tempos: pretérito imperfeito, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, presente, futuro do presente e futuro do pretérito.

Presente: indica um hábito ou um fato atual. Exemplo: “eu administro um restaurante”, “ele o jornal todos os dias”, “nós moramos num apartamento de três quartos”, “eles estão de férias”.

O modelo de conjugação é o seguinte (usando o verbo “cantar”):

Eu canto
Tu cantas
Ele canta
Nós cantamos
Vós cantais
Eles cantam

Pretérito Perfeito: indica um fato passado pontual (começou e acabou no passado). Exemplo:eu tropecei na rua ontem”, “semana passada, ele faltou duas aulas”, “nós almoçamos no restaurante há três dias”, “eles foram ao cinema”.

O modelo de conjugação é o seguinte:

Eu cantei
Tu cantaste
Ele cantou
Nós cantamos
Vós cantastes
Eles cantaram

Pretérito Imperfeito: indica um hábito antigo, algo que se fazia regularmente no passado (e que não é feito mais). Exemplo: “aos 12 anos, eu nadada três vezes por semana”, “ele assinava a revista”, “nós viajávamos bastante para a Europa”, “eles jogavam Super Nintendo aos sábados”.

O modelo de conjugação é o seguinte:

Eu cantava
Tu cantavas
Ele cantava
Nós cantávamos
Vós cantáveis
Eles cantavam

Pretérito mais-que-perfeito: indica uma ação que aconteceu antes de outra ação passada. Exemplo: “quando eu tropecei na escada, ela já saíra de casa”. Ou seja: ela saiu de casa (fato passado) antes de eu tropeçar na escada (outro fato passado). Como “sair de casa” é um fato passado que aconteceu antes de outro fato passado, então devemos usar o pretérito mais-que-perfeito: saíra.

Modelo de conjugação:

Eu cantara
Tu cantaras
Ele cantara
Nós cantáramos
Vós cantareis
Eles cantaram

Futuro do Presente: indica uma ação futura em relação ao momento presente. Exemplos:eu sairei amanhã de casa”, “ele verá o filme amanhã”, “nós faremos uma torna daqui a pouco”, “eles jogarão bola amanhã de tarde”.

Modelo de conjugação:

Eu cantarei
Tu cantarás
Ele cantará
Nós cantaremos
Vós cantareis
Eles cantarão

Futuro do Pretérito: indica uma ação futura alternativa que não vai acontecer, ou seja: indica uma ação futura que poderia ocorrer se uma ação passada fosse diferente. Exemplo: “eu dançaria se eu não tivesse quebrado a perna”. “Dançar” é uma ação futura alternativa que aconteceria se eu não quebrasse a perna.

Modelo de conjugação:

Eu cantaria
Tu cantarias
Ele cantaria
Nós cantaríamos
Vós cantaríeis
Eles cantariam

Portanto, no modo indicativo, o verbo pode ser conjugado em 36 formas, cada uma com uma pessoa em um tempo diferente. Para conjugá-los, basta pegar o modelo de conjugação de cada tempo.

Tempo Composto

Os verbos podem ser conjugados no tempo composto. Para tanto, nós devemos transformá-los numa locução verbal, que é a expressão formada por dois verbos: o verbo auxiliar e o verbo principal. O verbo auxiliar funciona com os verbos “ter” e “haver”. Já o verbo principal será escolhido por nós e deverá estar no modo particípio (termina em ADO ou IDO).

Exemplo: ao invés de falar “eu caminho todos os dias”, eu posso falar “eu tenho caminhado todos os dias”. A expressão “tenho caminhado” é formada por dois verbos: “tenho” (verbo "ter") é auxiliar e “caminhado” (verbo "caminhar") é o principal.


Mais adiante, nós veremos mais detalhes a respeito dos tempos compostos. 

Próximo assunto: Verbo (modo subjuntivo)

2 comentários:

  1. Oi.
    Não seria caminhado ao invés de corrido?
    A expressão “tenho caminhado” é formada por dois verbos: “tenho” é auxiliar e “corrido” é o principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. Obrigado pelo comentário, a postagem foi atualizada.

      Excluir