Gramática On-line: Classes Gramaticais – Substantivo (Parte 2): Flexão de Gênero



Seu objetivo: Entender a flexão dos substantivos quanto ao seu gênero.

Flexão de Gênero: indica se um substantivo está no masculino ou no feminino. Por exemplo, o substantivo “menino” é uma palavra do gênero masculino e esse substantivo pode se flexionar no gênero feminino se transformando em “menina”. Portanto, de modo geral, quando o substantivo termina em “o” ele é do gênero masculino e quando termina em “a” ele é do gênero feminino. Porém, alguns tipos de substantivos não seguem essa regra. Veja:

Substantivo Comum de dois Gêneros: é aquele que se escreve do mesmo modo tanto no masculino quanto no feminino, sendo necessário utilizar artigos (o, a, os, as, um, uma, uns, umas) ou pronomes demonstrativos (esse, essa, este, esta etc) para indicar o gênero (masculino/feminino).

Exemplo: o estudante (masculino), a estudante (feminino), aquele jovem (masculino), aquela jovem (feminino). Outros exemplos: adolescente, colega, artista, intérprete, amante.

Substantivo Sobrecomum: é aquele que se escreve do mesmo modo tanto no masculino quanto no feminino e que, além disso, só admite um tipo de artigo: masculino (o, um) ou feminino (a, uma). Então como descobrimos o gênero? Resposta: somente pelo contexto (só descobrindo onde a palavra está sendo usada).

Exemplo: a criança, uma criança (não existe “o criança”, “um criança”). Como sabemos se a criança é uma menina ou um menino? Resposta: só sabendo sobre o que está se falando da criança (contexto). Outros exemplos: a testemunha, o monstro, o cônjuge, a vítima, a pessoa.

Substantivo Epiceno: se comporta como o substantivo sobrecomum (é escrito de uma só maneira aceita só um tipo de artigo), mas é usado especificamente no caso dos animais e precisamos usar as palavras “macho” ou “fêmea” para podermos distinguir o gênero.

Exemplo: o jacaré (macho ou fêmea). Outros exemplos: a borboleta, o tigre, a minhoca, a barata, o besouro.

Substantivo Heterônimo: é aquele que tem a versão masculina completamente diferente da versão feminina porque o radical da palavra se altera. Exemplos: boi/vaca, homem/mulher, genro/nora, zangão/abelha, pai/mãe.

Casos que geram dúvidas: existem dois casos que costumam confundir o feminino e o masculino dos substantivos, dando muitas dúvidas. Para esses casos, não existem regras: você precisa simplesmente decorar as palavras (é por isso que confundem). Então, organizamos uma maneira de você estudá-los:

Primeiro Caso: dúvidas comuns entre feminino e masculino. Exemplo: “a alface” (e não “o alface”), “a couve-flor” (e não “o couve-flor”). 

Segundo caso: dúvidas comuns na hora de descobrir o feminino ou o masculino de certos substantivos. Exemplo: feminino de frei (é sóror), feminino de bispo (é episcopisa), feminino de judeu (é judia). 


Você viu que os substantivos podem se flexionar (se transformar) em relação ao gênero (masculino e feminino). Os substantivos masculinos terminam com a letra “o” e os femininos terminam com a letra “a”. Porém, existem quatro tipos de substantivos que isso não acontece: comuns de dois gêneros, sobrecomuns, epicenos e heterônimos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário