Gramática On-line: Conceitos Básicos de Sintaxe (para entender o roteiro sobre Classes Gramaticais)


Antes de continuarmos o nosso roteiro de estudo sobre Classes Gramaticais, nós precisamos entender alguns conceitos básicos de Sintaxe para podermos compreender os próximos assuntos. A explicação será gradual, por etapas:

Etapa 1: Frase é qualquer tipo de mensagem que tenha sentido e Oração é qualquer frase que tenha verbo. Portanto, “Ai meu Deus” é uma frase (não tem verbo), mas “eu fui ao cinema” é uma oração (é uma frase com verbo). 

Etapa 2: O sujeito de uma oração é o termo que expressa a ação do verbo. Exemplo: “João comprou um carro”. Quem fez a ação de comprar um carro? Resposta: João. Logo, João é o sujeito.

Etapa 3: Além do sujeito e do verbo, as orações geralmente precisam de um complemento. Exemplo: “Paulo vendeu”. Essa oração está incompleta, ou seja: ela precisa de um complemento. Podemos dizer: “Paulo vendeu a casa”. Pronto: o termo “a casa” é o complemento da oração.

Etapa 4: Duas orações ou mais formam um período. Exemplo: “João acordou cedo, arrumou a cama e tomou café”. Esse é um período composto por três orações porque existem três verbos (acordou, arrumou, tomou) até o ponto-final. Cada oração é composta por um verbo e é por isso que ao contarmos o número de verbos nós estamos contando o número de orações. Primeira oração: “João acordou cedo”. Segunda oração: “arrumou a cama”. Terceira oração: “ tomou café”. 

Agora, se você entendeu essas etapas, então você está pronto para continuar o roteiro de estudo Classes Gramaticais.

Próximo assunto: Pronomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário