Gramática On-line: Fonologia (parte 3) – tritongo, hiato e dígrafo


Seu objetivo: entender o que é tritongo, hiato, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos e nasalizações.

Vimos que o ditongo é o encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba. Hoje nós vamos falar a respeito de outros conceitos importantes e terminar a matéria.

Hiato: é o encontro de duas vogais em sílabas separadas. Ex: sda (sa-í-da), hiato (hi-a-to).

Tritongo: é o encontro entre duas semivogais e uma vogal (a vogal fica entre as duas semivogais). Ex: Uruguai, Paraguai, saguão.

Encontros Vocálicos: são os encontros de vogais (ou de vogais com semivogais) numa palavra. Portanto, os ditongos, os tritongos e os hiatos são encontros vocálicos.

Dígrafo: ocorre quando duas letras passam a ter um único fonema. São elas: RR, SS, CH, LH, NH, GU, QU, SC, XC, SÇ. Ex: carroça, passarinho, chato, alho, foguete, nascer.

Encontros Consonantais: são os encontros entre consoantes numa mesma palavra (na mesma sílaba ou não). Ex: praia, pneu, advogado, ritmo, digno.

Observação 1: quando a letra X tem som de “CS” (como em “táxi” ou “tórax”) ele também passa a ser um encontro consonantal.

Observação 2: RR, SS, CH, LH, NH, SC, SÇ, XC não são encontros consonantais, mas sim são dígrafos.

Nasalizações: as letras M e N nasalizam a letra anterior, alterando, assim, os fonemas, podendo formar ditongos (encontro entre uma vogal e uma semivogal) ou dígrafos (duas letras formando um único fonema). Vamos ver, agora, esses dois casos.

Caso 1 – “AM” e “EM”, em final de palavra, formam ditongos. Ex: CANTAVAM (pois se entende “CANTAVÃU”, com o A nasalizado), BEM (pois se entende “BÊI”, com o E nasalizado).

Caso 2 – “M” e “N” formam dígrafos quando nasalizam a vogal anterior (vogal nasal). Ex: A palavra TONTO tem cinco letras, porém tem quatro fonemas, porque entendemos “TÕTO”, ou seja: o “N” nasaliza a vogal “O”. Isso quer dizer que o som de “ON” é um só. Duas letras (ON) com um som (Õ) formam um dígrafo.  

Assunto anterior: Semivogal e Ditongo


Um comentário:

  1. Muito bom e bem didático. Adorei a maneira, foi genial. Parabéns! Continuem assim.

    ResponderExcluir