Carta aos leitores - "por que dois blogs?"

Leitor pergunta: Por que você tem dois blogs sobre gramática, tem alguma diferença entre eles, um é mais completo e atualizado do que o outro?

 
Campo Grande (MS), 01 de agosto de 2025 
 
Prezado consulente,
 
Além da Nova Gramática On-line (2014), eu também edito o Blog do Gramaticando (2010). As duas páginas têm o mesmo objetivo: explicar, de forma gratuita e acessível, a gramática normativa da língua portuguesa. O que muda, porém, é a abordagem do conteúdo e o estilo de linguagem em cada uma delas. 
 
O Blog do Gramaticando, o meu primeiro site, tem uma linguagem mais amigável, leve e até mesmo irreverente, pois utiliza gifs e memes para explicar e exemplificar os conteúdos. E isso é reflexo da sua origem, pois foi criado por alguém que viveu a adolescência durante a era de ouro da blogosfera brasileira  e imaginou criar um blog unindo dicas de português com coisas engraçadas que faziam sucesso na época dos blogs. De lá para cá, 15 anos se passaram e muita coisa mudou, mas o BG continua, em sua essência, sendo uma página dedicada a ensinar a gramática de forma leve e divertida. 
 
A Nova Gramática On-line, por outro lado, foi concebida para explicar o conteúdo da forma mais objetiva possível, indo "direto ao ponto" com o intuito de descomplicar, em poucas páginas, as regras da gramática. Entretanto, hoje está passando por uma ampla reformulação a fim de atender, também, o consulente que deseja um conteúdo mais completo e aprofundado. 
 
Apesar de eu estar trabalhando há mais de uma década com essas duas páginas, desde quando eu era um aluno do ensino médio, ainda há muito trabalho a ser feito, pois é constante a demanda por atualizações, melhorias e produção de novos conteúdos. Dessa forma, as atualizações são feitas em ciclos, alternando um site de cada vez. O Blog do Gramaticando já passou por uma atualização geral e agora chegou a vez da Nova Gramática On-line. E esse ciclo vai se repetindo... 
 
Obrigado pela sua pergunta e espero que eu tenha conseguido respondê-la.  
 
Um abraço, 
 
V.F. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário