Exercícios de acentuação gráfica com gabarito comentado

Exercícios sobre acentuação gráfica

Aprendemos, nas aulas anteriores, todas as regras de acentuação gráfica  (aqui), além dos conteúdos de Prosódia e Ortoépia (aqui). Agora é hora de praticar! Faça, abaixo, a nossa lista de questões de concurso, com gabarito comentado, sobre acentuação gráfica! 

 

 

 

Exercícios sobre Acentuação Gráfica

1) (CONSULPLAN/Câmara de Belo Horizonte/2018) Sobre a acentuação gráfica das palavras “ manganês ”, “ está ” e “ lágrimas ” assinale a alternativa que apresenta justificativa correta de acordo com a sequência em que aparecem.

  • A oxítona terminada em –e(s); oxítona terminada em –a(s); proparoxítona.
  • B paroxítona terminada em –e(s); paroxítona terminada em –a(s); proparoxítona.
  • C oxítona terminada em –e(s); oxítona terminada em –a(s); paroxítona terminada em –a(s).
  • D oxítona terminada em –e(s); oxítona terminada em –a(s); proparoxítona terminada em –a(s).

Gabarito:

Letra “A”

Comentários:

A palavra “manganês” é uma oxítona, pois a última sílaba (“ês”) é a sílaba tônica; as palavras oxítonas são acentuadas se terminarem em a(s), e(s), o(s), em, ens.

A palavra “está” também é oxítona e é acentuada, pois termina em “a”.

A palavra “lágrimas” é proparoxítona, pois a sílaba tônica (“lá”) é a antepenúltima da palavra (a terceira, do final para o início); todas as proparoxítonas são acentuadas, independente da terminação da palavra.

2) (FUNDATEC/Pref. Porto Alegre/2025) Assinale a alternativa que apresenta uma palavra cujo uso do acento gráfico se justifica por regra distinta das demais.

  • A Concebê-lo.
  • B Atrás.
  • C Também.
  • D Está.
  • E Intuímos.

Gabarito:

E) Intuímos

Comentários:

A palavra “intuímos” é a única acentuada por uma regra diferente das palavras presentes nas outras alternativas, pois “intuímos” segue a regra de acentuação dos hiatos, enquanto as outras palavras seguem a regra de acentuação das oxítonas (“concebê-lo”, “atrás”, “também”, “está”).

3) (Instituto AOCP/MPE-RS/2025)Assinale a alternativa em que os termos destacados são acentuados pelo mesmo motivo.

  • A “[...] ocorre uma sobrecarga emocional e física, que mantém o corpo em estado constante de alerta [...]”.
  • B “[...] apesar de que a prática tende a ser mais difícil que a teoria.”.
  • C “Ela ressalta, porém, que é necessário garantir que não haja sobrecarga ou invasão de espaço pessoal.”.
  • D “[...] já que toda a estratégia é baseada em conteúdo qualificado e pesquisas.”.
  • E “[...] os níveis globais de saúde mental caíram drasticamente durante a pandemia de Covid-19 [...]”.

Gabarito:

E) saúde / caíram

Comentários:

A alternativa correta é a letra E, pois “saúde” e “caíram” são acentuadas pelo mesmo motivo: seguem a regra do hiato com vogal tônica.

A alternativa A está errada, pois “física” segue a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas) e “mantém” segue a regra das oxítonas terminadas em “em”.

A alternativa B está errada, pois “prática” segue a regra das proparoxítonas e “difícil” segue a regra das paroxítonas terminadas em “l”.

A alternativa C está errada, pois “porém” segue a regra das oxítonas terminadas em “em” e “necessário” segue a regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

A alternativa D está errada, pois “estratégia” segue a regra das paroxítonas terminadas em ditongo e “conteúdo” segue a regra de acentuação dos hiatos.

4) (FGV/Pref. São José dos Campos-SP/2024) Assinale a opção que mostra duas palavras do texto que recebem acento gráfico pelo mesmo motivo.

  • A difícil / números.
  • B músculos / além.
  • C negócios / ciências.
  • D porém / políticos.
  • E está / é.

Gabarito:

C) negócios / ciências

Comentários:

A alternativa C está correta, pois “negócios” e “ciências” são palavras acentuadas pelo mesmo motivo: paroxítonas terminadas em ditongo aberto.

A alternativa A está errada, pois “difícil” segue a regra das paroxítonas terminadas em “l”, enquanto “números” segue a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas).

A alternativa B está errada, pois “músculos” segue a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas), enquanto “além” segue a regra das oxítonas terminadas em “em”.

A alternativa D está errada, pois “porém” segue a regra das oxítonas terminadas em “em”, enquanto “políticos” segue a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas).

A alternativa E está errada, pois “está” segue a regra das oxítonas terminadas em “a”, enquanto “é” segue a regra dos monossílabos tônicos.

5) (QUADRIX/CORE-MT/2024) As palavras “constituíram” e “País”, no terceiro parágrafo do texto, são acentuadas pela

  • A mesma regra, que é a presença de ditongo crescente no final da palavra.
  • B regra de acentuação das palavras proparoxítonas, cuja sílaba tônica se localiza na antepenúltima sílaba.
  • C regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em “l”, “m” ou “s”.
  • D mesma regra, que é a presença de ditongo decrescente seguido de consoante.
  • E mesma regra, que é a presença de hiato com “i” isolado na sílaba ou seguido de “s”.

Gabarito:

Letra E

Comentários:

As palavras “constituíram” e “País” são acentuadas pela regra de acentuação dos hiatos, conforme explicado na própria alternativa E.

Importante ressaltar as exceções a essa regra: não acentuamos a vogal do hiato que esteja acompanhada de outra letra na mesma sílaba sem ser “s”, como “ra-iz” (não acentua, pois “i” está junto com “z”, uma letra diferente de “s” na mesma sílaba).

Outra exceção é o hiato seguido de “nh”, como em “rainha” (não acentua, pois temos “nh” logo depois de “i”).

6) (IBFC/Pref. Feira de Santana-BA/2024) Assinale a alternativa que apresenta o par de palavras acentuadas pela mesma Regra de Acentuação.

  • A Câmara, júri.
  • B Açúcar, inefável.
  • C Sofá, tórax.
  • D Saída, caráter.

Gabarito:

B) Açúcar, inefável.

Comentários:

A alternativa B está correta, pois “açúcar” e “inefável” são acentuadas pela regra das paroxítonas: “açúcar” é paroxítona terminada em “r”; “inefável” é paroxítona terminada em “l”.

A alternativa A está errada, pois “câmara” segue a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas) e “júri” segue a regra das paroxítonas terminadas em “i”.

A alternativa C está errada, pois “sofá” segue a regra das oxítonas terminadas em “a”, enquanto “tórax” segue a regra das paroxítonas terminadas em “x”.

A alternativa D está errada, pois “saída” segue a regra dos hiatos, enquanto “caráter” segue a regra das paroxítonas terminadas em “r”.

7) (FCC/TJ-AP/2014) Acentuam-se devido à mesma regra os seguintes vocábulos:

  • A também, mantêm, experiências.
  • B indígenas, séculos, específico.
  • C acúmulo, importância, intercâmbio.
  • D políticas, história, Pará.
  • E até, três, índios.

Gabarito:

B) indígenas, séculos, específico.

Comentários:

A alternativa em que todas as palavras seguem a mesma regra de acentuação é a letra B, pois todas as palavras são proparoxítonas (e todas as proparoxítonas são acentuadas): in- **dí** -ge-nas; **sé** -cu-los; es-pe- **cí** -fi-co. Ou seja: em todas elas a sílaba tônica é a antepenúltima (a terceira contando-se do final para o início da palavra).

Alternativa A: “também” e “mantêm” seguem a regra das oxítonadas terminadas em “em”, mas “experiências” segue a regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

Alternativa C: “acúmulo” segue a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas), mas “importância” e “intercâmbio” seguem a regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

Alternativa D: “políticas” segue a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas); “história” segue a regra das paroxítonas terminadas em ditongo; “Pará” segue a regra das oxítonas terminadas em “a”. (Observação: a palavra “história”, conforme a NGB, também pode ser considerada proparoxítona (his-tó-ri-a), mas nem todas as bancas de concurso concordam com isso e não cabe recurso contra questões desse tipo; assim, é necessário fazer a questão por exclusão (ou seja: só considere essa possibilidade se todas as outras alternativas estiverem erradas).)

Alternativa E: “até” segue a regra das oxítonas terminadas em “e”; “três” segue a regra dos monossílabos tônicos terminados em “e(s)”; “índios” segue a regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

8) (FCC/TRT 11ª Região/2024) A mesma regra justifica a presença de acento em todas as palavras em:

  • A fanático, solitário, científico, cômico.
  • B irlandês, polinésio, congolês, indonésio.
  • C terapêutico, mímica, antepenúltimo, lírico.
  • D cerimônia, descartável. espécie, música.
  • E imundície, horário, melancólico, longínquo.

Gabarito:

C) terapêutico, mímica, antepenúltimo, lírico.

Comentários:

A alternativa em que todas as palavras seguem a mesma regra de acentuação é a letra C, pois todas as palavras são proparoxítonas (e todas as proparoxítonas são acentuadas): te-ra-**pêu**-ti-co; **mí**-mi-ca; an-te-pe-**núl**-ti-mo; **lí**-ri-co.

Alternativa A: todas são proparoxítonas, exceto “solitário”, que a banca considera somente como paroxítona (so-li-**tá**-rio). (Por exclusão (já que a letra C está correta), sabemos que a banca FCC segue a tradição gramatical e não considera “solitário” palavra proparoxítona (so-li-**tá**-ri-o), senão haveria duas alternativas corretas.)

Alternativa B: “irlandês” e “congolês” seguem a regra das oxítonas terminadas em “e”, seguida de “s” (“es”), enquanto “polinésio” e “indonésio” seguem a regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

Alternativa D: “cerimônia” e “espécie” seguem a regra das paroxítonas terminadas em ditongo; “descartável” segue a regra das paroxítonas terminadas em “l”; “música” segue a regra das proparoxítonas (que são sempre acentuadas).

Alternativa E: “imundície”, “horário” e “longínquo” seguem a regra das paroxítonas terminadas em ditongo, mas “melancólico” segue a regra das proparoxítonas (que são sempre acentuada).

9) (VUNESP/Polícia Civil-SP/2022)Observe a acentuação das palavras início, bebês, raízes, inóspitos, e assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, as palavras acentuadas segundo as mesmas regras de acentuação dessas.

  • A incrível, você, saúde, líquido
  • B intempérie, até, saída, intrépido
  • C cínico, amém, cuíca, gênio
  • D constância, sabê-lo, ríspido, catástrofe
  • E hífen, lê, bíceps, inícios

Gabarito:

B) intempérie, até, saída, intrépido

Comentários:

As palavras “início”, “bebês”, “raízes” e “inóspitos” são acentuadas, respectivamente, pelas seguintes regras: paroxítona terminada em ditongo (iní-cio); oxítona terminada em “e(s)” (be-bês); hiato tônico (ra-í-zes); proparoxítona (i-nós-pi-tos).

A única alternativa em que as palavras são acentuas por essas mesmas regras e nessa mesma sequência é a alternativa B: “intempérie” (paroxítona terminada em ditongo), “até” (oxítona terminada em “e(s)”), “saída” (regra do hiato tônico); “intrépido” (proparoxítona).

10) (FGV/Pref. Canaã dos Carajás-PA/2025) A opção em que todas as palavras estão corretamente acentuadas é:

  • A juízo / raíz / Grajaú.
  • B geléia / papéis / espanhóis.
  • C sótão /órfão / fácil.
  • D África / apóstolo / acróbata.
  • E viuvo / aprecio / saúde.

Gabarito:

C) sótão /órfão / fácil.

Comentários:

A alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas é a letra C, pois “sótão” e “órfão” seguem a regra das paroxítonas terminadas em “ão”, enquanto “fácil” segue a regra das paroxítonas terminadas em “l”.

Alternativa A: “juízo” e “Grajaú” seguem regra de acentuação dos hiatos, mas “raíz” não tem acento, já que a vogal tônica do hiato não está sozinha na sílaba, ou acompanhada de “s”, o que torna a alternativa A errada.

Alternativa B: as palavras “papéis” e “espanhóis” estão corretamente acentuadas, pois acentuamos o ditongo aberto tônico das oxítonas, mas “geléia” não tem acento, pois não acentuamos o ditongo tônico das palavras paroxítonas (assim como “ideia”, “assembleia”, “jiboia” etc).

Alternativa D: “África” e “apóstolo” seguem a regra das proparoxítonas (que sempre são acentuadas). Em relação à terceira palavra, tanto “acróbata” (proparoxítona) quanto “acrobata” (oxítona) estão corretas (trata-se de dupla prosódia). Entretanto, nesta questão, a banca FGV não considerou essa possibilidade, tratando “acrobata” unicamente como paroxítona e, por consequência, sem acento (já que não acentuamos as paroxítonas terminadas em “a”). Logo, só é possível fazer essa questão por exclusão, já que a letra C está inquestionavelmente correta.

Alternativa E: “viuvo” deveria ter acento no “u” por causa da regra do hiato tônico, assim como “saúde”, o que torna a alternativa errada.

11) (FGV/Pref. São Lourenço da Mata-PE/2024) Considere os seguintes grupos de palavras: 1. científico – exército – revólver 2. heroína – ânimo – jornalístico. 3. pôr – Paraná – jacaré Em relação às regras de acentuação gráfica, é correto afirmar que

  • A no primeiro grupo, todas as palavras são acentuadas pela mesma regra.
  • B no segundo grupo, as três palavras são proparoxítonas.
  • C no terceiro grupo, há uma palavra com acento diferencial.
  • D no segundo grupo, há duas palavras acentuadas por conterem hiatos.
  • E no terceiro grupo, todas as palavras são acentuadas pela mesma regra.

Gabarito:

C) no terceiro grupo, há uma palavra com acento diferencial.

Comentários:

A alternativa C está correta, pois no terceiro grupo, a palavra “pôr” é acentuada com o acento diferencial (para distinguir o verbo “pôr” da preposição “por”).

Alternativa A está errada, pois somente “científico” e “exército” são palavras acentuadas pela mesma regra (são proparoxítonas, que são sempre acentuadas), enquanto “revólver” é acentuada pela regra das paroxítonas terminadas em “r”.

Alternativa B está errada, pois no segundo grupo somente “ânimo” e “jornalístico” são proparoxítonas; a palavra “heroína” é paroxítona e é acentuada por causa da vogal tônica em hiato.

Alternativa D está errada, pois no segundo grupo há somente uma palavra (“heroína”) acentuada pela regra dos hiatos.

Alternativa E está errada, pois no terceiro grupo somente “Paraná” e “jacaré” são acentuadas pela mesma regra (oxítonas terminadas em “a” ou “e”); a palavra “pôr” é acentuada com acento diferencial.

12) (FCC/TST/2012) Segundo os preceitos da gramática normativa do português do Brasil, a única palavra dentre as citadas abaixo que NÃO deve ser pronunciada com o acento tônico recaindo em posição idêntica àquela em que recai na palavra avaro é:

  • A mister.
  • B filantropo.
  • C gratuito.
  • D maquinaria.
  • E ibero.

Gabarito:

A) mister.

Comentários:

A palavra “mister” é oxítona (ou seja: a sílaba tônica é “ter”).

Todas as palavras das outras alternativas são paroxítonas, seguindo, assim a mesma tonicidade da palavra “avaro” (que é paroxítona, pois a sílaba tônica é “va”): filantropo (paroxítona com sílaba tônica “tro”); gratuito (paroxítona com sílaba tônica “tui”); maquinaria (paroxítona com sílaba tônica “ri”); ibero (paroxítona com sílaba tônica “be”).

DICA: a palavra “avaro” é paroxítona, pois caso contrário, seria acentuada (“ávaro”, se fosse proparoxítona; “avaró”, se fosse oxítona).

13) (FGV/Pref. Canaã dos Carajás-PA/2025) Assinale a opção que mostra dois vocábulos proparoxítonos (os vocábulos estão, propositadamente, sem acento gráfico).

  • A aziago / avaro.
  • B catedra / faceta.
  • C interim / rubrica.
  • D decano / hieroglifo.
  • E etiope / aerodromo.

Gabarito:

E) etíope / aeródromo.

Comentários:

As palavras “etíope” e “aeródromo” são proparoxítonas (e, por isso, são escritas com acento, que foi propositalmente omitido, conforme explicado no enunciado da questão).

A alternativa A está incorreta, pois “aziago” e “avaro” são palavras paroxítonas. Ambas não são acentuadas. (Importante ressaltar que “aziago” não se enquadra na regra do hiato, que não vale para “a” tônico, mas sim somente para “i” e “u” tônicos).

A alternativa B está errada, pois apesar de “cátedra” ser proparoxítona, a palavra “faceta” é paroxítona.

A alternativa C está errada, pois apesar de “ínterim” ser proparoxítona, a palavra “rubrica” é paroxítona (e sem acento).

A alternativa D está errada, pois apesar de “hieroglifo” poder ser proparoxítona ou paroxítona (dupla prosódia), a palavra “decano” só pode ser paroxítona.

14) (FGV/SEEC-RN/2025) Assinale a opção que mostra dois vocábulos com possibilidade de dupla pronúncia (os vocábulos estão propositalmente sem acento gráfico).

  • A crisantemo / hieroglifo.
  • B projetil / antifrase.
  • C Gibraltar / reptil.
  • D recorde / leucocito.
  • E zangão / arquetipo.

Gabarito:

A) crisantemo / hieroglifo.

Comentários:

Na alternativa A, a palavra “crisântemo” admite duas pronúncias: pode ser proparoxítona (com a sílaba tônica “sân”, acentuada), ou paroxítona (com sílaba tônica “te”, sem acento).

Da mesma forma, a palavra “hieroglifo” pode ser proparoxítona (com a sílaba tônica “ró”, acentuada), ou paroxítona (com a sílaba tônica “gli”, sem acento).

A alternativa B está errada, pois apesar de “projetil” aceitar duas pronúncias (com “jé” ou “til” tônicos), a palavra “antífrase” só pode ser proparoxítona (com a sílaba tônica “tí”, acentuada).

A alternativa C está errada, pois apesar de “réptil” aceitar duas pronúncias (com “rép” ou “til” tônicos), Gibraltar é sempre oxítona (com a sílaba tônica “tar”, sem acento).

A alternativa D está errada, pois “recorde” e “leucócito” são palavras paroxítonas, não admitindo outra pronúncia.

A alternativa E está errada, pois apesar de “zangão” aceitar duas pronúncias (com “zan” ou “gão” tônicos), a palavra “arquétipo” só pode ser proparoxítona (com a sílaba tônica “qué” acentuada).

15) (FGV/Pref. Vitória-ES/2024) Em alguns vocábulos, o acento tônico pode ter valor distintivo, ou seja, mostra duas palavras diferentes. Assinale a opção em que isso **não** ocorre.

  • A périto e perito.
  • B dúvida e duvida.
  • C história e historia.
  • D crédito e credito.
  • E público e publico.

Gabarito:

A) périto e perito.

Comentários:

A alternativa errada (e, portanto, o gabarito da questão) é a letra A, pois não existe “périto”; a palavra “perito” só pode ser paroxítona.

Nas demais alternativas, todos os pares de palavras apresentam valor distintivo: mudam de significado de acordo com a mudança na pronúncia.

Veja:

Letra B: “dúvida” (substantivo); “duvida” (verbo “duvidar”: ele duvida)

Letra C: “história” (substantivo); “historia” (verbo “historiar”: ele historia)

Letra D: “crédito” (substantivo); “credito” (verbo “creditar”: eu credito)

Letra E: “público” (substantivo); “publico” (verbo “publicar”: eu publico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário